EXAME DE PENISCOPIA
A peniscopia é um exame essencial, realizado por um médico especialista em urologia, para identificar lesões microscópicas ou alterações imperceptíveis a olho nu, que podem se apresentar no pênis, no escroto ou na região perianal. Estas lesões podem ser facilmente identificadas, no exame, ao se tornarem pigmentadas após o uso de uma substância específica.
Geralmente, a peniscopia é utilizada para diagnosticar infecções provocadas pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV), porém, este procedimento médico também consegue detectar doenças distintas, como herpes, candidíase e outros tipos de infecções que podem atingir a região genital masculina.
O exame de peniscopia visa fazer uma avaliação completa da região genital masculina. Se utiliza uma lupa de alta magnitude para aumento da visão à procura de lesões suspeitas.
O QUE É HPV?
O HPV ou Papilomavírus Humano é um vírus transmitido por contato sexual. Provoca a doença sexualmente transmissível mais comum. Pode ocasionar verrugas genitais ou o condiloma acuminado, conhecido também como crista de galo. Existem mais de 100 tipos de HPV. A maioria tem baixo risco para aparecimento de tumores, porém predispõe a verrugas genitais, entretanto alguns subtipos de alto risco podem ocasionar tumor de colo de útero, por exemplo.
Acredita-se que até 50% da população tenha se infectado em alguma fase da vida. A infecção pode ser autolimitada, ou seja, pode haver a cura pelo sistema imunológico. Quando há a presença de verrugas genitais, estas podem ser tratadas com medicação tópica mas na maioria das vezes há indicação de se fazer um pequeno procedimento para retirá-las.
SINTOMAS DE INFECÇÃO POR HPV NO HOMEM
Os homens podem apresentar várias manifestações clínicas da infecção por HPV, como:
- Condilomas (que são as verrugas) podem aparecer no pênis, meato uretral, na bolsa escrotal, no ânus ou região púbica.
- As lesões podem ser verrucosas e visíveis a olho nu, ou podem ser planas e visíveis apenas depois da aplicação de ácido acético a 5%.
- O vírus pode também estar em sua forma latente, sem sinais ou sintomas clínicos, ou seja, o homem pode ter o vírus e não apresentar qualquer lesão.