CÂNCER DE PRÓSTATA
A próstata é uma glândula sexual que produz parte do líquido seminal e se situa abaixo da bexiga, envolvendo a uretra, e à frente do reto. Diferentemente da hiperplasia prostática benigna, o câncer da próstata inicia na parte mais periférica do órgão, por isso podemos identificar alterações no toque retal.
O câncer de próstata é a neoplasia sólida mais comum e a segunda causa de óbito oncológico no sexo masculino. De acordo com o INCA em 2018 teremos 68.220 novos casos.Os principais fatores de risco são idade avançada, raça negra e histórico familiar. Fatores dietéticos podem ter alguma influência em sua gênese e ações de prevenção infelizmente tem pouco ou nenhum benefício.
A Sociedade Brasileira de Urologia preconiza exames de rastreamento do câncer de próstata em homens a partir de 50 anos ou aos 45 anos naqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata.
Quanto ao tratamento, pode-se considerar cirurgia, radioterapia ou até em alguns casos selecionados, acompanhamento apenas. Esta decisão cabe ao médico e paciente, juntamente com familiares. O procedimento cirúrgico pode ser realizado com acesso aberto, laparoscópico ou robótico.
TRATAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA
O médico urologista define o tratamento mais indicado após avaliar a idade do paciente, gravidade da doença, doenças associadas e expectativa de vida.
Os tipos de tratamento que, normalmente são mais utilizados incluem:
- Prostatectomia: cirurgia realizada para retirada completa da próstata, é um dos métodos mais utilizados;
- Radioterapia: consiste na aplicação de radiação em determinadas áreas da próstata para eliminar as células de câncer;
- Tratamento hormonal: é usado para os casos mais avançados e consiste no uso de remédios para regular a produção dos hormônios masculinos, aliviando os sintomas.
Em alguns casos, dependendo da progressão e estágio da doença e idade do paciente, o médico pode recomendar apenas a observação que consiste em fazer consultas regulares no urologista para avaliar a evolução do câncer.
REEMBOLSO DE CONVÊNIOS
Além das consultas particulares, o Dr. Homar aceita o valor do reembolso médico dos principais convênios médicos e seguradoras através do método de livre escolha. Para isto, conte com nossa assessoria personalizada na clínica para conferir se seu plano é atendido pelo método e realizar sua solicitação de reembolso.